Saiba as principais indicações da toxicina botulínica
- 27 de outubro de 2022
A toxina botulínica tipo A, mais conhecida como Botox, é usada desde a década de 80 para tratamento de doenças neurológicas, oftalmológicas, ortopédicas e mais recentemente para fins estéticos.
Essa substância age impedindo a contração dos músculos e por consequência leva ao relaxamento muscular. Esse mecanismo de ação é fundamental para doenças que envolvem contrações musculares involuntárias e na prevenção de rugas. Pacientes oncológicos devem ser avaliados antes da liberação individual para o uso.
A aplicação é feita em pequenas injeções em alguns músculos específicos, conforme o resultado desejado. O início do efeito surge após 2 a 3 dias e o pico de ação e estabilização do efeito, com cerca de 15 dias. Pode durar entre 4 a 6 meses, sendo necessário a manutenção regular para manter o resultado.
Deve-se evitar a aplicação de Botox nos seguintes casos:
– presença de doenças musculares como miastenia gravis, síndrome de Lambert-Eaton e miopatias;
– alergia ou reação adversa a toxina botulínica;
– pacientes em uso de medicações que interfiram na transmissão neuromuscular;
– mulheres grávidas ou amamentando.
Venha se consultar com nossos profissionais especializados no uso da toxina botulínica.
Dermatologista
Dra. Ingrid Ferraz
CRM:112.940 RQE:89.637
Neurologista
Dr. Diego Salarini
CRM:118.174 RQE:20.590 RQE:50.736
Quando devo procurar um Mastologista? O mastologista é o médico especializado nas doenças malignas e benignas das mamas, tanto em mulheres quanto …
O que é o cateter Port-A-Cath? O cateter central totalmente implantável, também conhecido como Port-A-Cath ou Port, é um tipo de acesso …
O que é o cateter PICC? O cateter central de inserção periférica, mais conhecido como PICC, é um tipo de acesso venoso …
Receba nossos conteúdos exclusivos com dicas e aulas sobre temas de saúde e novidades em oncologia