O que é o cateter PICC?

O cateter central de inserção periférica, mais conhecido como PICC, é um tipo de acesso venoso de silicone que é inserido no braço e sua extremidade mais longa fica alojada na veia cava, que é uma veia calibrosa próxima ao coração. Por consequência dessa característica, pode ter duração de até 6 meses.

Com isso, esse tipo de cateter de longa permanência facilita a infusão de medicamentos como antibióticos, dieta parenteral ou quimioterapia em pacientes com dificuldade de acessar as veias do braço e diminui o risco de complicações como trombose e infecção quando comparado aos cateteres tradicionais.

Vantagens

– Rapidez no implante do cateter, sendo realizado em ambulatório por enfermeiro especializado ou médico cirurgião vascular com auxílio de ultrassom e anestesia local

– Sem necessidade de ir para centro cirúrgico
– Sem necessidade de anestesia geral
– Após o término da duração do medicamento infundido, pode-se realizar a retirada imediata do cateter em ambulatório.
– Deixa uma cicatriz pequena no orifício de entrada no braço após sua retirada.
– Alguns tipos de PICC mais calibrosos permitem coleta de exames e transfusão de sangue por enfermeiros treinados.

Desvantagens

– Necessidade de limpeza e troca de curativos toda semana.
– Pode causar irritação no braço pelo adesivo do curativo.
– Parte do cateter fica exposto fora da pele e atrapalha a movimentação do braço para atividades do dia-a-dia como tomar banho ou no trabalho.
– Pode deixar a velocidade de infusão da medicação mais lenta que o habitual pois i diâmetro do lúmen é pequeno.
– Risco de obstrução do cateter se realizado coleta de exames, transfusão de sangue ou plaquetas por essa via.
– Não é o acesso ideal para tratamentos com duração maior que 6 meses.
– Não é o acesso ideal para injeção de contraste da tomografia ou ressonância porque não permite a velocidade de infusão necessária para a realização do exame
– Não é indicado para pessoas com problemas de coagulação, marcapasso ou feridas no braço.
– Deve-se evitar implantar o cateter no braço do mesmo lado em que foi realizado cirurgia da mama com retirada de linfonodos da axila pelo risco de linfedema.

Se você necessita implantar um PICC ou outro tipo de cateter, marque uma consulta com nosso cirurgião vascular Dr. Guilherme Andre Zottele Bomfim.

Cirurgião Vascular

Dr. Guilherme Andre Zottele Bomfim