Neuropatia periférica

Tratamento multidisciplinar da neuropatia periférica induzida pela quimioterapia, diabetes ou trauma. 

Sobre

Um dos efeitos colaterais comuns ao tratamento quimioterápico é a neuropatia periférica que pode se manifestar em até 30 a 40% dos pacientes que recebem drogas com potencial neurotóxico. Manifesta-se após alguns ciclos de quimioterapia e piora progressivamente ao longo do tratamento. Consequentemente, os pacientes relatam alterações de sensibilidade nas mãos e nos pés como formigamento, dormência, dor ou queimação que podem afetar a qualidade de vida. Logo, em casos mais avançados apresentam dificuldades para pegar objetos pequenos, abotoar a camisa, calçar um sapato e até caminhar.  

A neuropatia melhora progressivamente nos meses subsequentes ao término do tratamento, porém pode persistir por anos em alguns casos. As principais drogas causadoras de neuropatia periférica são: cisplatina, oxaliplatina, paclitaxel, docetaxel, bortezomib e talidomida. Essas drogas fazem parte de esquemas de tratamento principalmente de câncer de mama, ovário, pulmão, gastro-intestinal e mieloma múltiplo.

Especialistas

Fisioterapia

Plano de atividade física que estimula a circulação sanguínea nas extremidades e reduz os sintomas desconfortáveis da neuropatia. Aplicação de laserterapia de baixa potência para modulação das fibras nervosas periféricas

Neurologista

Médico especializado no tratamento medicamentoso da neuropatia periférica para controle dos sintomas desconfortáveis da neuropatia

Nutrólogo

Médico especializado no impacto da alimentação nas doenças e indicação de suplementos orais com ação neurológica

Acupuntura

Médico especializado no uso da acupuntura para alívio da dor e da sensação desconfortável da neuropatia periférica.

Exames

Laboratório

Coleta domiciliar ou no local por laboratório de referência (sujeito à avaliação de reembolso do plano)

Bioimpedância

Método de avaliação de composição corporal realizada pela Inbody®

Ultrassom

Realizado no local para avaliar o impacto da obesidade nos órgãos intra-abdominais, tireoide, mamas e aparelho geniturinário (sujeito à avaliação de reembolso do plano)

Equipe

Notícias

The current query has no posts. Please make sure you have published items matching your query.