Saiba as principais indicações da toxicina botulínica

Introdução

A toxina botulínica tipo A, mais conhecida como Botox, é usada desde a década de 80 para tratamento de doenças neurológicas, oftalmológicas, ortopédicas e mais recentemente para fins estéticos.

Essa substância age impedindo a contração dos músculos e por consequência leva ao relaxamento muscular. Esse mecanismo de ação é fundamental para doenças que envolvem contrações musculares involuntárias e na prevenção de rugas. Pacientes oncológicos devem ser avaliados antes da liberação individual para o uso.

Como é feita a aplicação?

A aplicação é feita em pequenas injeções em alguns músculos específicos, conforme o resultado desejado. O início do efeito surge após 2 a 3 dias e o pico de ação e estabilização do efeito, com cerca de 15 dias. Pode durar entre 4 a 6 meses, sendo necessário a manutenção regular para manter o resultado.

Indicações de uso:

• prevenção de rugas de expressão na face, sendo mais utilizado entre as sobrancelhas, pés de galinha, linhas na testa e lábio superior;
  • prevenção de rugas no pescoço;
  • amenização do sorriso gengival, pois pode diminuir a elevação do lábio;
  • tratamento de suor excessivo nas axilas, testa e mãos, chamado hiperidrose;
  • contrações involuntárias das pálpebras, chamada blefaroespasmo;
  • contração muscular excessiva, chamada espasticidade ou distonia, causada em sequelas de AVC e paralisia cerebral;
  • enxaqueca refratária às medicações;
  • salivação excessiva, principalmente em pacientes com traqueostomia, Parkinson e demências.

Contra-indicações

Deve-se evitar a aplicação de Botox nos seguintes casos:

– presença de doenças musculares como miastenia gravis, síndrome de Lambert-Eaton e miopatias;

– alergia ou reação adversa a toxina botulínica;

– pacientes em uso de medicações que interfiram na transmissão neuromuscular;

– mulheres grávidas ou amamentando.

Venha se consultar com nossos profissionais especializados no uso da toxina botulínica.

Dermatologista

Dra. Ingrid Ferraz