O que é o cateter
Port-A-Cath?

O cateter central totalmente implantável, também conhecido como Port-A-Cath ou Port, é um tipo de acesso venoso que fica totalmente embaixo da pele, sendo apenas percebido ao toque. Apresenta um reservatório de titânio ou plástico arredondado, implantado logo abaixo da clavícula, onde se faz a colocação da agulha durante a punção pela enfermeira. A outra extremidade de silicone ou poliuretano é colocada através da veia subclávia ou jugular até a veia cava, que é uma veia calibrosa próxima ao coração. Com isso, esse tipo de cateter de longa permanência facilita a infusão de medicamentos como antibióticos ou quimioterapia em pacientes com dificuldade de acessar as veias do braço. Só pode ser implantado em procedimento cirúrgico que dura de 30 a 60 minutos pelo cirurgião vascular com anestesia local ou geral. Não é necessário aguardar sua cicatrização para o uso.

Vantagens

– Necessidade de limpeza mensal ou a cada 2 meses, sem a necessidade de curativos externos já que a pele faz a proteção do cateter.

– Nenhum componente do cateter fica exposto fora da pele, o que facilita a mobilização do braço e reduz a incidência de infecções.

– Se realizada as limpezas de forma correta, pode ter duração de anos.

– Acesso ideal para tratamentos infusionais com duração maior que 6 meses.

– Diminui o risco de flebite e extravasamentos das medicações.

– Não modifica a velocidade de infusão dos medicamentos pois o diâmetro do lúmen é calibroso.

– Indicado para pessoas com problemas de coagulação, marcapasso, linfedema ou feridas no braço.

Desvantagens

– É necessário marcação em centro cirúrgico para o implante do cateter com equipe de anestesia e médico cirurgião vascular.

– Pode ser necessário anestesia geral em alguns casos.

– Risco de trombose em veia calibrosa podendo causar embolia pulmonar ou edema em face.

– No caso de infecção de cateter, a sua retirada só pode ser realizada em centro cirúrgico.

– Após o término da duração do tratamento infusional, normalmente o médico mantem o cateter por 1 a 2 anos para eventuais recidivas da doença.

– Risco de obstrução do cateter se realizado coleta de exames, transfusão de sangue ou plaquetas por essa via.

– Não é o acesso ideal para injeção de contraste da tomografia ou ressonância porque não permite a velocidade de infusão necessária para a realização do exame.

– Após sua retirada, deixa uma cicatriz mais evidente na região do tórax abaixo da clavícula.

Se você necessita implantar um PICC ou outro tipo de cateter, marque uma consulta com nosso cirurgião vascular Dr. Guilherme Andre Zottele Bomfim.

Cirurgião Vascular

Dr. Guilherme Andre Zottele Bomfim